quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

RETROSPECTIVA PRETA 2020 (MG/SP)

 


Por Diego Ferreira*

“Retrospectiva Preta 2020” utiliza a estrutura de um telejornal com direito a bancada e apresentadores para fazer de fato uma retrospectiva que evoca e potencializa apenas notícias pretas. O que de fato foi notícia em 2020 valorizando o negro em vários segmentos. Chega de blá blá blá e de mi mi mi e está na hora de exaltar o negro. Um dos fatos é a candidatura da bancada negra e de esquerda de Porto Alegre. Entremeado de provocações sonoras propostas por Barulhista e pautando questões negras. São tantas referencias que dá conta de uma visibilidade e representatividade. Um projeto ousado e completamente diferente de tudo o que já tinha visto. Um desfile de notícias críticas e políticas como o ato de colocar um adesivo do Boulos então candidato a prefeitura de São Paulo. Um programa divertido e que tem um tecido mais profundo partindo desta gama de referenciais. Os apresentadores divertem e se divertem com as noticias e fatos levantados. Uma performance que contém ironia.

Uma performance que contém ironia.

Uma performance que contém visões e cosmovisões afrofuturistas.

Uma performance que contém.

Uma performance que contém negros.

E ali eu vi que o futuro é preto.

Eu vislumbro um futuro preto.

Eu afirmo que o futuro é negro.

Uma performance que informa e evoca aos que vieram antes de nós e os que virão depois de nós, parafraseando Brecht. A performance termina com a seguinte frase: “O futuro pode estar a sua frente, ou as suas costas, basta você dar meia volta” de Amadôu Ampâté Bâ e reflete muito mais o que as aparências evidenciam. Um texto crítico. Um discurso que vai além das aparências. Uma retrospectiva negra.

 

 

Direção:Grace Passô

Dramaturgia:Dione Carlos e Grace Passô

Performers: Grace Passô e Novíssimo Edgar

Criação e performance sonora:Barulhista

Direção de Fotografia: Wilssa Esser

Produção:Nina Bittencourt

Duração:60 minutos

Classificação: 14 anos

 

*Diego Ferreira é Graduado em Teatro/UERGS. Escreve críticas no blog Olhares da Cena. Integrante da GIRADRAMATÚRGICA – Grupo de Estudos em Dramaturgia Negra. Integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. Foi jurado no Prêmio Olhares da Cena. Foi jurado do Prêmio Açorianos de Teatro em 2013 e 2018. Professor de Teatro na Unisinos e Unilasalle.