terça-feira, 1 de dezembro de 2020

O FEMININO SAGRADO: UM OLHAR DESCENDENTE DA MITOLOGIA AFRICANA (RS)

 Espetáculo Online com Interpretação em Libras

Afrosul Odomodê (RS)

Crédito: Bruno Gomes
DIA 06/12 - 19 HS
Espetáculo online no site e youtube
Direção:Iara Deodoro
Bailarinos:Thabata Ferreira, Carla Souza, Maria Da Graça Penha, Edjana Deodoro, Leciane Ferreira, Taila Souza, Taise Souza, Jaqueline Jesus, Fernanda Pereira, Camila Camargo, Gisele Mendonça, Mauren Martins, Deise Freitas, Leonardo Da Silva, Nathalia Dornelles, Miguel Rosa, Bruna Marcondes.
Bailarinos mirim:Murilo Deodoro, Ana Clara Martins, Enrico Baraibar, Isabela Martins, Lorenzzo Martins, Yasmin Souza, Marina Freitas, Pedro Henrique Freitas, Bruno Amaral, Alice Martins.
Trilha Sonora:Maestro Marco Farias
Músicos:Janaína Caceres, Carine Brazil, Gustavo Vasques, Philipe Vasques, Paulo Romeu Deodoro
Figurinos:Luiz Augusto Lacerda
Iluminação:Paulo Renato Costa
Sonorização: José Derli Rodrigues
Poetas:Ana Dos Santos Poetisa, Isabete Fagundes Almeida, Jorge Fróes, Maumau De Castro, Nádia Lis Severo
VJ:Augusto Santos
Fotógrafo:Bruno Gomes
Intérprete dos poemas:Camila Coronel
Duração:60 minutos
Classificação:Livre
Sinopse:Sobre a direção de Iara Deodoro, o espetáculo O Feminino Sagrado: um olhar descendente da Mitologia Africana apresenta mulheres reais e situações do dia-a-dia, contadas por meio de lendas da mitologia africana. Tendo como pano de fundo as narrativas das orixás femininas, as Yabás, Oxum, Iansã, Iemanjá e Nanã relatam as diversas faces da resistência da mulher, necessárias na vida contemporânea.
Crédito: Itamar Junior

O Instituto Sociocultural Afro-Sul/Odomode funciona como movimento de luta e valorização da cultura negra e do direito à livre expressão da pessoa humana. Desde 1974, abriga o Grupo de Música e Dança Afro-Sul, o Ponto de Cultura Odomodê, além de ser uma escola de formação artística e desenvolvimento da autoestima e valorização da cultura afro-brasileira, desenvolvendo um trabalho social com base na cultura negra. O espetáculo O Feminino Sagrado: um olhar descendente da Mitologia Africana, sob a direção de Iara Deodoro, apresenta mulheres reais e situações do dia-a-dia, contadas por meio de lendas da mitologia africana. Tendo como pano de fundo as narrativas das orixás femininas, as Yabás, Oxum, Iansã, Iemanjá e Nanã relatam as diversas faces da resistência da mulher, necessárias na vida contemporânea. Representadas em mulheres de carne e osso, as personagens enfrentam o machismo, como na lenda de Oxum, identificam o momento correto de apresentar sua força, virando búfalo, como na lenda de Iansã. Apresentam, ainda, as dúvidas sobre religiosidade e a importância da fé, presente na lenda de Iemanjá, e dificuldades e sofrimento da maternidade, expostos na lenda de Nanã. Mulheres reais e mulheres sagradas se fundindo no palco e dançando, como na vida. Um espetáculo atual, que reforça a sacralidade do feminino.