terça-feira, 8 de dezembro de 2020

MACUMBA VIRTUAL (RS) - CRÍTICA

 


Por Diego Ferreira - Especial MOSTRA CURA. *

Pequenos respiros para o momento pandêmico. Essa é a definição para Macumba Virtual da Saskia.  O trabalho é uma provocação multidisciplinar que se apresenta como uma espécie de colagem virtual. Em 50 minutos, o espectador está convidado a assistir a uma mistura de vídeos, performances cênicas, imagens e textos. Tudo de uma só vez. Além de ressignificar, remixar, materiais que já estavam prontos, a performance faz um cruzamento de múltiplas linguagens como proposta. Um verdadeiro mergulho em pesquisas sobre as tecnologias possíveis a partir das plataformas digitais. Mas tudo isso para dizer que “Macumba Virtual” é um trabalho conceitual e anti-conceitual no sentido que toda e qualquer palavra que eu diga aqui não vai representar o que eu senti ao experimentar de fato essa macumba. Frases, sons, batidas, recortes, artes visuais, teatro, imagem, fragmentos de imagens, documentário, música, poesia e muito mais, materializados e orquestrados por Saskia. Pura adrenalina e loucura a sensação que me provocou esse hibridismo artístico.

Me mata

Não entendam

ANTES DE SER VOCÊ É

Viajo por salas e chats, entre línguas e traduções.

SEMPRE QUE PUDER ME ENTENDE

Linguagens

Línguas

ON / OFF

“Macumba Virtual” é um potente imaginário imagético que nos permite explorar diferentes possibilidades instigantes que te elevam ou simplesmente te levam a outros mundos.

Cores / cortes/ brusco

ARÉA DE TRABALHO

Cores

Verde-amarelo x preto

Verde –amarelo x coturno negro

Verde-amarelo x polícia

Bandeira nacional

Brasil

Imagens – sempre que puder me entenda

Me mata mas não me entenda

Sempre que puder me entenda

Saskia eu não te entendo mas me permito a navegar pelas tuas ondas, me permito a entrar e sair das tuas salas, me permito a trocar um papo reto contigo no chat

Me conecta no zoom, me dá teu whatts pois preciso falar contigo sobre essa macumba virtual

Ou melhor

Não preciso falar

Não necessito compreender

Vou fechar meu olhos agora e me permitir a macumbar nas tuas pirações virtuais

 

Direção, performance e trilha sonora:Saskia

Duração:50 minutos

Classificação:Livre

*Diego Ferreira é Graduado em Teatro/UERGS. Escreve críticas no blog Olhares da Cena. Integrante da GIRADRAMATÚRGICA – Grupo de Estudos em Dramaturgia Negra. Integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. Foi jurado no Prêmio Olhares da Cena. Foi jurado do Prêmio Açorianos de Teatro em 2013 e 2018. Professor de Teatro na Unisinos e Unilasalle.