quinta-feira, 19 de agosto de 2021

CIDADE AO MAR (RS)

 


RETRATO IMAGÉTICO DO UNIVERSO ADOLESCENTE

por Diego Ferreira*

"Cidade ao mar" é um experimento virtual do Coletivo Prisma. Um experimento novo, de um grupo novo, com gente nova que promove um respiro e suspensão no tempo durante a exibição do experimento. O projeto é dividido em capítulos e se utiliza tanto de uma poesia imagética com belas imagens cotidianas e também de uma poesia textual utilizando algumas referencias poéticas como Edgar Allan Poe e Peter Handke. A tela é uma espécie de tela em branco que os corpos vão preenchendo com suas presenças e também a projeção de alguns fragmentos textuais. As imagens em preto e branco e o cuidado da edição é um grande destaque deste projeto, assim como a linguagem jovem que trás um respiro as cenas projetadas. As narrações e interpretações dos atores são seguras e demostra que essa "gurizada" está levando muito a sério o início da caminhada em seu ofício.     As belas imagens e o roteiro de Bela Becker desvelam memórias que retratam o universo adolescente buscando no mar metáforas que dialogam com essa galera. O mar calmo, as vezes revolto, violento, o mar salgado que refresca, cura e batiza. ou seja, uma geração que carrega consigo uma série de sentimentos, vivências e sutilezas e a mudança destes sentimentos oscila de forma muita rápida. Sentimentos efêmeros e fugazes. E tudo isso está presente aqui, de forma poética e imagética que alcança o nosso imaginário de uma forma muito especial. 
Que o Grupo Prisma possa utilizar esta experiência como alavanca para seguir com novos projetos e em breve, quando essa pandemia acabar, quero revê-los nos palcos.

Ficha Técnica:

Direção: O GRUPO

Roteiro: BELA BECKER

Elenco: BELA BECKER, FERNANDA MIRANDA, JEAN GORZIZA, LAYSA MARY E PEDRO DARGEN

Direção de Arte: O GRUPO

Maquiagem: O GRUPO

Figurino: O GRUPO

Montagem: PEDRO DARGEN

Edição de vídeo: PEDRO DARGEN

Edição de áudio: PEDRO DARGEN

Trilha sonora: PEDRO DARGEN

Direção de Produção: JEAN GORZIZA

Material Gráfico: BELA BECKER E PEDRO DARGEN

Vídeos para Divulgação e Trailer: PEDRO DARGEN

Divulgação nas Redes Sociais: JEAN GORZIZA

Realização: Grupo PRISMA

*Diego Ferreira é Dramaturgo, Diretor, Professor e Crítico Teatral. Graduado em Teatro UERGS/2009. Estudou Letras na FAPA/2002.  Curador local do 28º Porto Alegre em Cena/2021.Coordena o Núcleo de Dramaturgia do Espaço do Ator. Editor do blog Olhares da Cena. Participou do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. É integrante da GiraDramatúrgica - Grupo de Estudos em Dramaturgia Negra coordenado por Carlos Canarin/UNESPAR. Professor do Espaço do Ator e da extensão na UNISINOS. Produziu “Três tempos para a dramaturgia negra no RS” contemplado no edital Diversidade nas Culturas da Fundação Marcopolo.