Mais do
que formar grandes atores e atrizes, o Curso de Formação de Atores preocupa-se em
preparar seus alunos para viver como artistas, o que requer atenção,
compromisso, disponibilidade, rigor e criatividade. O trabalho no Curso
pauta-se pela formação de profissionais qualificados tecnicamente, artistas autônomos,
comprometidos ética e politicamente com o mundo em que vivem capazes de
articular questões importantes de seu tempo em sua produção artística e contribuir,
à sua maneira, para a invenção de novas formas de viver no mundo. A Formação de
Atores é um curso com duração de dois anos. Esse curso profissional de Formação
de Atores tem parceria com o Sated-Rs e ao final do curso possibilita ao aluno
o DRT - Registro Profissional Provisório de Ator.
DISCIPLINAS
INTERPRETAÇÃO TEATRAL
Consiste
em um estudo teórico – prático sobre a interpretação teatral.
TEORIA E HISTÓRIA DO TEATRO
Estudo da
história do teatro desde a antiguidade até os dias atuais com especial atenção ao
trabalho do ator nas principais tradições teatrais.
JOGO E IMPROVISAÇÃO TEATRAL.
Estudo de
técnicas corporais de reconhecimento individual, espacial e da relação do
coletivo.
INTRODUÇÃO A PRODUÇÃO TEATRAL
Introdução
a produção de espetáculos desde a escolha do texto até a finalização de um
projeto.
GÊNEROS TEATRAIS
Abordagem
teórica e prática de diversos gêneros teatrais ao longo da história.
INTRODUÇÃO DRAMATURGIA
Estudo
teórico-prático para o entendimento do texto teatral e a estrutura de cenas.
MAQUIAGEM, CARACTERIZAÇÃO E
MAQUINARIA DO TEATRO
Permite
ao aluno o contato intenso e aprofundado com uma técnica de maquiagem e
acessórios cênicos para ser utilizada nos espetáculos. Estudo sobre a
maquinaria e efeitos especiais de luz, sonoridades e palco.
TEORIAS DO TRABALHO DO ATOR
Estudo
teórico- prático sobre o ator criador no século XX.
MINISTRANTE
Professor:
Diego Ferreira[1]
e Cândida Bazanella²
Horário:
Terças e Quintas das 19:00 as 22:00 hs
EMENTA
Uso da improvisação teatral, corporal e vocal para a elaboração de um processo criativo em teatro. Este primeiro módulo da formação de atores partirá do uso da improvisação e jogos teatrais para a integração da turma e seus desdobramentos na elaboração de um processo criativo. Realização de um exercício teatral para ser apresentado no final do semestre.
OBJETIVOS
- Realizar um exercício teatral a partir de improvisações dos alunos.
- Experimentar o uso de técnicas vocais.
- Experimentar o uso de técnicas corporais.
- Experimentar o trabalho relacionado ao estado de jogo, prontidão, disponibilidade e imaginação.
- Aprofundar o trabalho do ator nas questões relacionadas a teoria e prática.
Analisar e experimentar a ação física.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Aulas de caráter prático com exercícios coletivos e individuais, onde serão abordados os seguintes conteúdos: jogo e brincadeira, improvisação, estado de jogo, canções... Aulas teóricas, seminários expositivos, aulas com professores especialistas convidados.
PUBLICO ALVO
Pessoas a partir dos 14 anos.
DIAS, HORÁRIO E CARGA HORÁRIA
Data de início: 15 de Abril /2021. |
|
Data de término: 15 de Dezembro/2022. |
|
Dias de aula: 160 aulas. Carga horária: 480 h/aula |
|
|
|
VALOR R$ 50,00 Taxa de Matrícula R$ 180,00/mês Taxa de produção: R$ 200 / cada 5 meses/ destinado a produção de cada
espetáculo. LOCAL Espaço do Ator – Rua Veador Porto, 241 Bairro Santana junto
ao Sindicato dos Gráficos. INFORMAÇÕES E
INSCRIÇÕES Espaço do Ator E8scola de Teatro – Rua Veador Porto, 241 Bairro
Santana. Telefone: (51) 996.628.688 watsapp E-mail: contatoespacodoator@gmail.com
ou pelo www.espacodoator.com Ministrantes: Diego
Ferreira – DRT 10706 Graduado
em Teatro na UERGS/2009. Dramaturgo, Crítico e Professor de Teatro.
Integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por
Diones Camargo. Integrante da GIRADramatúrgica: Grupo de Estudos em
Dramaturgia Negra, coordenado por Carlos Canarin. Coordenador do Núcleo de
Dramaturgia do Espaço do Ator. Professor das disciplinas de Expressão Corporal I e II no Unilasalle
(Canoas), Professor no Curso
“Desibinição através do Teatro” na Unisinos (São Leopoldo), professor no Curso de Formação de Atores do Galpão de
Artes (Canoas). Professor do Curso de Formação de Atores no Espaço do
Ator. Foi crítico convidado do Festival de Teatro de Montenegro nas edições
de 2012 e 2014. Em 2013 foi integrante da Comissão do Prêmio Mais Teatro,
concedido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Iniciou a sua trajetória
no teatro em Porto Alegre em 1995, desde então vem aprimorando seus
conhecimentos na área teatral. Dirigiu vários espetáculos teatrais dentre os
quais: “Essa propriedade está
condenada” 2014/2015, “Tempos
Perdidos” 2011, “Assovio no vento
escuro” em 2010, baseado na obra de Clarice Lispector, “Wilma e Elza” em 2009 que circulou
por 25 cidades do Rio Grande do Sul, “Travessia”
(2010). Dedica-se também aos blogs Válvula de Escape e Olhares da Cena, um
espaço virtual dedicado as artes cênicas do estado, além de fazer a cobertura
de festivais de teatro exercendo a função de crítico teatral. Recentemente
foi indicado ao Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gravataí por
sua atuação em “A filha da escrava”. O mesmo espetáculo foi o grande vencedor
do festival de Osório nas categorias Melhor Espetáculo, atriz, atriz
coadjuvante, figurino e iluminação. Em 2015 o espetáculo “Essa propriedade
está condenada” obteve 9 indicações no Festival de Osório vencendo nas
categorias Atriz e Iluminação. Em 2016 dirige a esquete “CICATRIZ”
apresentada no Congresso da Feessers. (IN)SÔNIA, PLUFT, A MALDIÇÃO DO VALE
NEGRO E PLATAFORMA K. CÂNDIDA BAZANELLA – DRT 6640 Atriz,
desde 1997, iniciou sua carreira como atriz em Lajeado. Onde fez parte dos
grupos: Boca de Cena e Sem Nome; Só Teatro com diversas
montagens. Em Porto Alegre, participou de oficinas com: Oi Nóis Aqui Traveis, Celso Frateschi, Ligia Rigo, Paulo Flores,
Daniel Terra, Fernando Kike Barbosa entre outros. Em 2007 ganhou prêmio de
melhor atriz no festival de Estância Velha com a Cia Renascença, com o espetáculo Ana Fierlig adaptação do texto Mãe Coragem de Bertold Brecht. Em 2008 participou da oficina O Corpo como Fronteira com Renato
Ferracini e em 2011 o curso de Mimese
Corpórea com Raquel Scotti Hirson ambos do grupo LUME, em Campinas – SP.
Trabalhou por dois anos na Casa de
Cultura Mario Quintana. Graduada em teatro: licenciatura na
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Fundou, em 2012, o grupo, Cia Oníricos de Teatro, no qual foi diretora da peça Edward: O Retorno, com diversas
premiações no Festival Art In Vento
e indicação de melhor direção e atriz no Prêmio
Açoriano de Porto Alegre. Lecionou em projetos sociais como o Projovem Adolescente e a Cufa (Central Única das Favelas).
Lecionou teatro na Escola Nossa Senhora
do Cenáculo, Casa Cultural Tony
Petzhold, Galpão das Artes, ONG Coletivo Feminino Plural, Clube de Cultura, Estação Musical, onde roteirizou e dirigiu o musical, Estação do Rock. Atualmente leciona e
dirige espetáculos na escola de teatro, Espaço
do Ator, escola fundada por ela, em 2016.
Espetáculos dirigidos “O Julgamento do
Palavrão”, “Conte-me sobra a Capital”, “Holocausto do Amor”, “O feitiço da
Bruxa má”, “O Bulling e suas ofensas”. |
|
[1] DRT nª
10706. Graduado em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul -
UERGS. Em 2012 e 2014 foi o crítico do Festival Montenegro em Cena – Professor
de teatro no Galpão de Artes e na Unisinos. Coordenador do Núcleo de
Dramaturgia do Espaço do Ator.
² DRT n° 6640. Graduada em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS. Atriz desde de 1997, professora e diretora teatral em diversas escolas e projetos sociais. Atualmente professora, diretora e fundadora da escola de teatro Espaço do Ator.