quinta-feira, 4 de julho de 2019

JUNHO: UMA AVENTURA IMAGINÁRIA (RS)


REFLEXÃO FILOSÓFICA RICA EM DETALHES DIRIGIDO AS CRIANÇAS

por Diego Ferreira*

Um espetáculo que se dispõe a trazer a literatura para a cena através de uma dramaturgia que enfoca o livro e através dele os desdobramentos para criar uma aventura cênica pode parecer um tema batido? Sim, eu disse pode, porém não é o que acontece com o excelente "Junho: Uma aventura imaginária". Com dramaturgia e direção de Thiago Silva a produção é repleta de elementos que tornam o trabalho do jovem Coletivo Nômade, um espetáculo maduro e com uma concepção rica em todos os detalhes. A começar pelo texto, e que texto senhores, pois Thiago se inspira em referências estéticas e históricas diversas, tais como o personagem Frankenstein de Mary Shelley e a história da judia Anne Frank, além dos filmes Laranja Mecânica e da estética dos programas infantis dos anos 90, para criar uma história original sobre a Família Frank. A trama do espetáculo é repleta de aventuras, mas o mais interessante é a sutileza com que são tratados temas como as diferenças em relação a sua família diferente, a criatividade e imaginação, o estímulo a leitura, o aprisionamento de conhecimento, e que podemos utilizar como metáfora atual do país, onde educação não é levada a sério. Mas o espetáculo não trata apenas disso, mas sim de uma aventura repleta de tramas que me faz recordar aquelas histórias clássicas cheias de mistérios e enigmas e que sempre são resolvidas ao final. Em seu "Junho", Thiago resgata aquele bom teatro que faz o espectador pensar e refletir a partir dos temas abordados no palco. É bom teatro por isso, por estimular no espectador a imaginação sem cair nos clichês presentes no teatro infantil e mais do que isso, um espetáculo que é rico na teatralidade da cena. 
A estética do espetáculo é um verdadeiro deleite.  Jennifer Ribeiro e Jardel Rocha são os responsáveis pela caracterização e maquiagem e alcançam um resultado surpreendente, pois não há nada fora do lugar, todos os elementos, figurinos, maquiagem, cabelos e adereços estão a serviço da cena para contar a história da família Frank. Assim como a cenografia de Roger Santos que é funcional, rica em detalhes e ainda potencializa o jogo de sombras que é um dos momentos mais belos do trabalho. Henrique Strieder também colabora criando uma iluminação poética que trabalha com cores e texturas que valorizam o cenário e os figurinos em cena, criando através da luz as dimensões espaciais que o espetáculo se propõe. E quanto ao elenco, formado por Alessandra Bier, Ana Caroline de David, Hayline Vitória, Jardel Rocha, Leonardo Steffanello, Pâmela Bratz e Roger Santos estão simplesmente irretocáveis, pois através da caracterização e do trabalho físico e vocal que cada um desenvolve, conseguem nos transportar para outras dimensões. Todos do elenco estão irretocáveis, mas preciso destacar o trabalho de Jardel Rocha como Junho e Roger Santos como Tio Cosme e Antenor, pois suas construções estão maduras e apenas um degrau acima dos demais até mesmo em função das suas personagens serem o protagonista e o vilão que é muito cômico e rico em detalhes expressionistas. 
O Coletivo Nômade merece todos os aplausos por esta produção que agrada a todos pela qualidade de todos os detalhes que fazem de "Junho: Uma aventura imaginária" um daqueles trabalhos que vão ficar guardados na memória pelo forte apelo poético, estético e imagético, mas principalmente pela qualidade dos atores e direção.   


Ficha Técnica:

Texto e Direção Teatral: Thiago Silva

Elenco: Alessandra Bier, Ana Caroline de David, Hayline Vitória, Jardel Rocha, Leonardo Steffanello, Pâmela Bratz e Roger Santos.

Trilha Sonora Original: Régis Moewius

Operação de som: Thiago Silva

Caracterização Cênica e Maquiagem: Jennifer Ribeiro e Jardel Rocha

Cenografia: Roger Santos

Cenotécnica: Roger Santos, Jardel Rocha, Mariana Silveira, Rita Spier, Thiago Silva e Jennifer Ribeiro

Figurinos: Jardel Rocha

Iluminação: Henrique Strieder

Produção: Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica


*Diego Ferreira é Graduado em Teatro/UERGS. Escreve comentários críticos no blog Olhares da Cena. É integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. É jurado no Prêmio Olhares da Cena. Foi jurado do Prêmio do Prêmio Açorianos de Teatro em 2013 e 2018. Professor de Teatro na Unisinos e Unilasalle.