quarta-feira, 12 de junho de 2019

MACBETH E O REINO SOMBRIO (RS)

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas dançando, barba e atividades ao ar livre

ATORES BRILHAM EM PRODUÇÃO ACERTADA DIRIGIDA AS CRIANÇAS

por Diego Ferreira*

"Macbeth e o Reino Sombrio" é a grande sensação do teatro gaúcho por vários motivos e o primeiro deles parte da coragem do Coletivo Órbita em transpor aos palcos a tragédia "Macbeth", e para complicar um pouco mais, dirigilá-las as crianças. E não é que deu certo. Digo mais: muito certo, pois o espetáculo é excelente e parte de elementos muito simples para contar a história sangrenta que envolve poder. No palco temos um cenário extremamente simples composto por tecidos e escadas. Uma iluminação bastante simples e acertada de Bathista Freire e uma trilha sonora funcional de Rafael de Carli, ou seja, todos esses elementos são simples e básicos justamente para deixar brilhar o trio de atores Camila Pasa, João Pedro Decarli e Rodrigo Waschburger e a boa adaptação do texto que se tornou essencial, adaptando a obra aos pequenos, mas mantendo a complexa história do bardo. A direção é de João Pedro Decarli que também atua ao lado de Camila e Rodrigo. Os três dão um verdadeiro show no palco, pois cantam, dançam e executam uma série de acrobacias para dar conta de interpretar diversos personagens que desfilam durante a encenação. Os três atores estão excepcionais, e está neles o acerto da produção, pois não é fácil fazer Shakespeare, ainda mais para crianças e a direção soube escolher muito bem os adereços e acessórios que caracterizam cada personagem, assim como a ótima utilização da escada como elemento cenográfico. Um bom teatro que deixa de lado todo tipo de esteriótipos que surgem quando tratamos de teatro infantil. Essa experiência reforça a importância da universidade pública e de qualidade, pois o trabalho, assim como todo o elenco é, ou foi aluno da UERGS: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, que desenvolve um trabalho de formação de artistas/professores muito importante e que precisa ser mantida e valorizada. Vida longa ao Macbeth e ao Coletivo Órbita!!!  

Texto inspirado de Macbeth de William Shakespeare. Direção: João Pedro Decarli. Elenco: Camila Pasa, João Pedro Decarli e Rodrigo Waschburger. Criação de trilha sonora original e operação: Rafael Decarli. Criação de luz e operação: Bathista Freire. Figurino e cenário: o grupo. Artes Gráficas: Ana Paula Decarli Crédito das fotos do espetáculo: Estevão Dornelles

*Diego Ferreira é Graduado em Teatro/UERGS. Escreve comentários críticos no blog Olhares da Cena. É integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. É jurado no Prêmio Olhares da Cena. Foi jurado do Prêmio do Prêmio Açorianos de Teatro em 2013 e 2018. Professor de Teatro na Unisinos e Unilasalle.