PEQUENA JÓIA RARA
por Diego Ferreira*
"Das cinzas coração" é daqueles espetáculos que são verdadeiras jóias raras nos palcos brasileiros e digo "pequena jóia rara". Me refiro ao espetáculo como "pequena jóia" simplesmente pela duração do espetáculo, que é curtinho, mas um grande espetáculo considerando sua magnitude e relevância dentro de uma pesquisa de linguagem.
O espetáculo se pauta na utilização de linguagens como o circo, o cinema-mudo, o clown, a música executada brilhantemente ao vivo para mais uma vez trazer a tona histórias de opressão feminina que aconteciam (acontecem ainda!) no início do século passado. Durante muitos e muitos anos falar e até mesmo rir de situações que colocavam a mulher num nível inferior ao homem era muito comum, porém hoje a história mudou um pouco, avançamos um pouco com leis de amparo a mulher em situação de violência, porém temos muito a avançar. Mas o espetáculo trás a tona isso, mas de uma forma extremamente criativa e crítica, pois Aurora se coloca dentro deste jogo estabelecido pelo homem, porém não se deixa sufocar por completo, a perceber pelo final do espetáculo. A produção foi muito feliz em todas as suas escolhas conseguindo realmente transportar o espectador para o universo do cinema mudo. Iluminação pontual, figurinos, maquiagem jogam juntos com a produção. Destaque para o cenário que é super funcional e que foi premiado na última edição do Açorianos e também para a magnífica presença e trilha sonora de Arthur de Faria que executa a trilha ao vivo, uma experiência sonora fantástica.
A dupla de atores é de extrema competência, Valquiria Cardoso através de um corpo expandido e uma força na comunicação não verbal, pois estabelece este jogo diretamente com a platéia e Jéferson Rachewsky na figura do marido está simplesmente sensacional, pois domina com maestria a arte clownesca e faz rir com domínio como ninguém.
E para finalizar o espetáculo é realizada a exibição de um filme em preto e branco fantástico que foi inspiração para a criação, realmente a cereja do bolo.
"Das cinzas coração" é uma celebração e união dos grupos Teatro Ateliê e Quimera e com certeza merece circular pelo Brasil inteiro mostrando um trabalho de alta qualidade produzido no Rio Grande do Sul.
Direção: Jéferson Rachewsky
Elenco e dramaturgia: Jéferson Rachewsky e Valquíria Cardoso
Trilha sonora: Arthur de Faria
Concepção visual e figurinos: Valquíria Cardoso
Cenografia: Alex Limberger e Valquíria Cardoso
Adereços: Diego Steffani e Valquíria Cardoso
Criação de luz: Osvaldo Perrenoud
Operação de luz: Daniel Fetter
Operação de vídeo: Alex Limberger
Produção: Quimera Criações Artísticas e Teatro Ateliê
*Diego Ferreira é Graduado em Teatro/UERGS. Escreve comentários críticos no blog Olhares da Cena. É integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. É jurado no Prêmio Olhares da Cena. Foi jurado do Prêmio do Prêmio Açorianos de Teatro em 2013 e 2018. Professor de Teatro na Unisinos e Unilasalle.