PEQUENO QUEBRA-CABEÇA DE INVENÇÃO
*por Diego Ferreira
"Bichológico" é uma pequenina peça de teatro voltado para a primeira infância. Um trabalho estimulante no sentido da recepção pois evidência o jogo teatral a partir de um divertido jogo de criação que provoca os pequenos espectadores num verdadeiro quebra-cabeças de invenção. O espetáculo parte do livro homônimo de Paula Teitelbaum e ganha vida nas mãos de Dilmar Messias, um mago do teatro dirigido a infância que está a frente do Circo Teatro Girassol a tantos anos e que segue nos presenteando com grandes obras cênicas, como é o caso de "Bichológico", que eu chamaria de pequenina obra de arte, pelo tamanho e extensão, porém de uma grande dimensão por direcionar a sua criação a uma faixa etária que precisa ser estimulada imageticamente e criativamente desde a tenra infância. E é exatamente que a produção faz através da presença da atriz Débora Rodrigues que é quem nos conduz nessa aventura de contar as pequenas histórias e montar e desmontar as as criaturas quer fazem parte da narrativa a partir da composição com figuras geométricas criadas com coloridos materiais sustentáveis e reciclados, que desenham e criar formas que geralmente são utilizadas como estímulo na educação infantil para desenvolver noções de espaço, coordenação motora, e memória visual.
Penso que o grande mérito dessa produção é justamente todo o conceito que a produção carrega de sustentabilidade e a manipulação das figuras que a priori são muitos simples, mas se tornam potentes pela forma, inteligência e criatividade com que são empregadas. Nessa sentido Diego Steffani a frente da direção de arte foi muito feliz na construção dos elementos de "Bichológico", desde a escolha dos materiais, cores e formas, e também na questão das cores, onde se destaca o branco e depois as cores vão tomando conta do palco como se fosse uma grande tela de arte sendo preenchida pelas cores do cenário, figurino, das formas geométricas e todos os elementos utilizados.
Dilmar Messias conduz Débora Rodrigues que encanta a platéia pela leveza, equilíbrio e pela corporeidade com que emprega para a criação e transição das figuras. Sozinha em cena é a responsável por dar vida a inúmera figuras extremamente criativas. Acompanhando a cena temos a trilha de Cláudio Levitan que pontua aos quadros e auxilia na criação das narrativas. "Bichológico" é uma "jóinha" teatral voltada para a infância.
Com: Débora Rodrigues
Baseado no livro de: Paula Taitelbaum
Música de: Cláudio Levitan
Arranjos: Kiti Santos
Direção de Arte: Diego Steffani
Iluminação: Anderson Balheiro
Fotografia: Claudio Benevenga Fotografia
Arte Gráfica: Pomo Estúdio
Direção: Dilmar Messias
*Diego Ferreira é Dramaturgo, Diretor, Professor e Crítico Teatral. Graduado em Teatro UERGS/2009. Estudou Letras na FAPA/2002. Coordena o Núcleo de Dramaturgia do RS. Integrante da Comissão Julgadora do 9º Concurso Nacional de Dramaturgia Carlos Carvalho promovido pela Coordenação de Artes Cênicas da Prefeitura de Porto Alegre. Editor do blog Olhares da Cena. Professor do Espaço do Ator e da extensão na UNISINOS. Produziu “Três tempos para a dramaturgia negra no RS” contemplado no edital Diversidade nas Culturas da Fundação Marcopolo. Vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro 2021 na categoria Ação Periférica.