domingo, 11 de abril de 2021

QUE PALAVR4 SERÁ?

 


NOVAS POSSIBILIDADES EM BUSCA DE UMA PRESENÇA DIGITAL

por Diego Ferreira*

"Que palavr4 será?" é o primeiro filme produzido pelo GRUPOJOGO dentro da programação do Festival Oxigênio. Digamos que é um retorno ao universo beckettiniano proposto pelo inventivo GRUPOJOGO. Se lá em 2010 assistimos ao excelente "PLAY-BECKETT: Enquanto espero, jogo" onde corpos sujeitos a espera, a degradação física, a falta de sentido lógico nas sucessões banais, a imprecisão histórica e espacial submetidos a crises paralelas do corpo e da máquina pensante da existência, incapazes de comunicar-se como o restante da humanidade. E agora neste projeto ousado de produzir um filme em meio a pandemia e usar Beckett enquanto gatilho disparador para criação da narrativa é simbólico e atual, pois as PALAVRAS disparadas pelos performes são assustadoramente atuais e condizentes com o nosso tempo. Que tempo é esse em que vivemos? Que palavra será essa? Quais caminhos e perspectivas temos para um futuro próximo?
Esse momento de isolamento social tem muito a ver com o universo beckettniano, percebemos a atualidade e a força dos textos em questão e isso espanta, especialmente quando nos deparamos com cenários como esse em que nos encontramos agora: medo, aprisionamento, tensões,fim do mundo, isolamento. E sabemos que tem muito mais coisas a acontecer. Ainda não sabemos quando a pandemia vai acabar e com isso o retorno aos teatros e consequentemente a volta da arte da presença. Mas impossível assistir ao filme e dizer que ali não há presença. Existe presença e potencialidades. O que a pandemia trouxe consigo foi acalentar e refletir sobre as possibilidades de um teatro feito na e para as redes sociais. E em Porto Alegre tem artistas e coletivos que aproveitaram essa tecnologia a seu favor, e o GRUPOJOGO é um deles, talvez um dos poucos que tem obtido sucesso e produções muito bem resolvidas dentro dessas novas possibilidades, por dois motivos: por ser um dos grupos mais antenados, inventivos e com propostas ousadas em praticamente todas suas produções e por entender e aprimorar os mecanismos de produção desta arte digital. Nas produções que tenho acompanhado do GRUPOJOGO na internet não existe apenas um ator e uma camera feito de qualquer modo, o que existe é uma preocupação com todo o material que é entregue ao "tele-espectador". Um dos bons exemplos foi a adaptação do espetáculo "Deus é um DJ" para as redes e agora esse fime "Que palavr4 será?". O filme perspassa questões que englobam arte digital, ciberespaço, telepresença e virtualidade, além de uma narrativa que desvela diferentes camadas para refletir sobre a humanidade ou a falta dela, através de um dispositivo  que combina simultaneidade, profusão de imagens e que em muitas vezes me remeteu a estética de sérias pós-apocalipcticas como "Black Mirror". 
Estética e qualidade de toda a equipe deste filme, desde a presença do elenco, a direção e captação de imagens e trilha sonora que nos catapulta para o tempo/espaço atemporal, mas atual do projeto. Profusão de imagens, e ótimas imagens, elenco bem preparado, vivo e transbordando presença, mesmo que virtual, mas existe uma vida ali naqueles corpos, naquelas bocas que produzem uma enxurrada de palavras, naqueles olhos que através deles conseguimos enxergar a humanidade que muitas vezes está desacreditada, como numa das frases ditas por uma das vozes: "não somos mais nós mesmas, somos qualquer um"
 Já disse outras vezes e volto a dizer que o GRUPOJOGO é um dos coletivos mais inventivos do estado e sempre nos surpreende com suas pesquisas e propostas estéticas. 

QUE PALAVR4 SERÁ
Inspirado nas obras de Samuel Beckett
HOJE ÀS 20 HORAS
no canal @grupojogo no Youtube (link na bio)
QUE PALAVR4 SERÁ?
ELENCO: @ninaalves.cabral , @cristine_patane @juliaamoreira e @pebspoa
Sinopse: A humanidade será descartada, assim como seus pensamentos e suas memórias, nada vai restar, isso é um fato. Procuramos apenas um adjetivo para conceitualizar o momento que estamos vivendo.
Direção @alexandredill e @@gabrielrpontes
Direção de fotografia/ desenho de som/ Iluminação e mixagem: @riquelstrieder
Montagem/ efeitos visuais e coordenação de pós produção: @gabrielrpontes
Direção de arte e Trilha Sonora Pesquisada @alexandredill
Preparação de elenco: @@guilhermeconrad
Produção: GRUPOJOGO
Trabalho de conclusão da oficina de Criação e Montagem do @grupojogo 2/2020

*Diego Ferreira é Dramaturgo, Diretor, Professor e Crítico Teatral. Graduado em Teatro UERGS/2009. Estudou Letras na FAPA/2002.  Coordena o Núcleo de Dramaturgia do Espaço do Ator. Editor do blog Olhares da Cena. Participou do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. É integrante da GiraDramatúrgica - Grupo de Estudos em Dramaturgia Negra coordenado por Carlos Canarin. Professor da escola Espaço do Ator e da UNISINOS.

sábado, 10 de abril de 2021

CURSO FORMAÇÃO DE ATORES ESPAÇO DO ATOR

 



SOBRE O CURSO

 

Mais do que formar grandes atores e atrizes, o Curso de Formação de Atores preocupa-se em preparar seus alunos para viver como artistas, o que requer atenção, compromisso, disponibilidade, rigor e criatividade. O trabalho no Curso pauta-se pela formação de profissionais qualificados tecnicamente, artistas autônomos, comprometidos ética e politicamente com o mundo em que vivem capazes de articular questões importantes de seu tempo em sua produção artística e contribuir, à sua maneira, para a invenção de novas formas de viver no mundo. A Formação de Atores é um curso com duração de dois anos. Esse curso profissional de Formação de Atores tem parceria com o Sated-Rs e ao final do curso possibilita ao aluno o DRT - Registro Profissional Provisório de Ator.

 

DISCIPLINAS

INTERPRETAÇÃO TEATRAL

Consiste em um estudo teórico – prático sobre a interpretação teatral.

 

TEORIA E HISTÓRIA DO TEATRO

Estudo da história do teatro desde a antiguidade até os dias atuais com especial atenção ao trabalho do ator nas principais tradições teatrais.

 

JOGO E IMPROVISAÇÃO TEATRAL.

Estudo de técnicas corporais de reconhecimento individual, espacial e da relação do coletivo.

 

INTRODUÇÃO A PRODUÇÃO TEATRAL

Introdução a produção de espetáculos desde a escolha do texto até a finalização de um projeto.

 

GÊNEROS TEATRAIS

Abordagem teórica e prática de diversos gêneros teatrais ao longo da história.

 

INTRODUÇÃO DRAMATURGIA

Estudo teórico-prático para o entendimento do texto teatral e a estrutura de cenas.

 

MAQUIAGEM, CARACTERIZAÇÃO E MAQUINARIA DO TEATRO

Permite ao aluno o contato intenso e aprofundado com uma técnica de maquiagem e acessórios cênicos para ser utilizada nos espetáculos. Estudo sobre a maquinaria e efeitos especiais de luz, sonoridades e palco.

 

TEORIAS DO TRABALHO DO ATOR

Estudo teórico- prático sobre o ator criador no século XX.


MINISTRANTE

Professor: Diego Ferreira[1] e Cândida Bazanella²   

Horário: Terças e Quintas das 19:00 as 22:00 hs                           

EMENTA

Uso da improvisação teatral, corporal e vocal para a elaboração de um processo criativo em teatro. Este primeiro módulo da formação de atores partirá do uso da improvisação e jogos teatrais para a integração da turma e seus desdobramentos na elaboração de um processo criativo. Realização de um exercício teatral para ser apresentado no final do semestre.

OBJETIVOS

- Realizar um exercício teatral a partir de improvisações dos alunos.

- Experimentar o uso de técnicas vocais.

- Experimentar o uso de técnicas corporais.

- Experimentar o trabalho relacionado ao estado de jogo, prontidão, disponibilidade e imaginação.

- Aprofundar o trabalho do ator nas questões relacionadas a teoria e prática.

Analisar e experimentar a ação física.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Aulas de caráter prático com exercícios coletivos e individuais, onde serão abordados os seguintes conteúdos: jogo e brincadeira, improvisação, estado de jogo, canções... Aulas teóricas, seminários expositivos, aulas com professores especialistas convidados.

PUBLICO ALVO

Pessoas a partir dos 14 anos.

DIAS, HORÁRIO E CARGA HORÁRIA

Data de início: 15 de Abril /2021.

 

Data de término: 15 de Dezembro/2022.

 

Dias de aula: 160 aulas.

Carga horária: 480 h/aula

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VALOR

R$ 50,00 Taxa de Matrícula

R$ 180,00/mês

Taxa de produção: R$ 200 / cada 5 meses/ destinado a produção de cada espetáculo.

 

 

LOCAL

Espaço do Ator – Rua Veador Porto, 241 Bairro Santana junto ao Sindicato dos Gráficos.

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES 

Espaço do Ator E8scola de Teatro – Rua Veador Porto, 241 Bairro Santana.

Telefone: (51) 996.628.688 watsapp

E-mail: contatoespacodoator@gmail.com ou pelo www.espacodoator.com

 

Ministrantes:

Diego Ferreira – DRT 10706

Graduado em Teatro na UERGS/2009. Dramaturgo, Crítico e Professor de Teatro. Integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. Integrante da GIRADramatúrgica: Grupo de Estudos em Dramaturgia Negra, coordenado por Carlos Canarin. Coordenador do Núcleo de Dramaturgia do Espaço do Ator. Professor das disciplinas de Expressão Corporal I e II no Unilasalle (Canoas), Professor no Curso “Desibinição através do Teatro” na Unisinos (São Leopoldo), professor no Curso de Formação de Atores do Galpão de Artes (Canoas). Professor do Curso de Formação de Atores no Espaço do Ator. Foi crítico convidado do Festival de Teatro de Montenegro nas edições de 2012 e 2014. Em 2013 foi integrante da Comissão do Prêmio Mais Teatro, concedido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Iniciou a sua trajetória no teatro em Porto Alegre em 1995, desde então vem aprimorando seus conhecimentos na área teatral. Dirigiu vários espetáculos teatrais dentre os quais: “Essa propriedade está condenada” 2014/2015, “Tempos Perdidos” 2011, “Assovio no vento escuro” em 2010, baseado na obra de Clarice Lispector, “Wilma e Elza” em 2009 que circulou por 25 cidades do Rio Grande do Sul, “Travessia” (2010). Dedica-se também aos blogs Válvula de Escape e Olhares da Cena, um espaço virtual dedicado as artes cênicas do estado, além de fazer a cobertura de festivais de teatro exercendo a função de crítico teatral. Recentemente foi indicado ao Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gravataí por sua atuação em “A filha da escrava”. O mesmo espetáculo foi o grande vencedor do festival de Osório nas categorias Melhor Espetáculo, atriz, atriz coadjuvante, figurino e iluminação. Em 2015 o espetáculo “Essa propriedade está condenada” obteve 9 indicações no Festival de Osório vencendo nas categorias Atriz e Iluminação. Em 2016 dirige a esquete “CICATRIZ” apresentada no Congresso da Feessers. (IN)SÔNIA, PLUFT, A MALDIÇÃO DO VALE NEGRO E PLATAFORMA K.

 

 

  CÂNDIDA BAZANELLA – DRT 6640

Atriz, desde 1997, iniciou sua carreira como atriz em Lajeado. Onde fez parte dos grupos: Boca de Cena e Sem Nome; Só Teatro com diversas montagens. Em Porto Alegre, participou de oficinas com: Oi Nóis Aqui Traveis, Celso Frateschi, Ligia Rigo, Paulo Flores, Daniel Terra, Fernando Kike Barbosa entre outros. Em 2007 ganhou prêmio de melhor atriz no festival de Estância Velha com a Cia Renascença, com o espetáculo Ana Fierlig adaptação do texto Mãe Coragem de Bertold Brecht. Em 2008 participou da oficina O Corpo como Fronteira com Renato Ferracini e em 2011 o curso de Mimese Corpórea com Raquel Scotti Hirson ambos do grupo LUME, em Campinas – SP. Trabalhou por dois anos na Casa de Cultura Mario Quintana. Graduada em teatro: licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Fundou, em 2012, o grupo, Cia Oníricos de Teatro, no qual foi diretora da peça Edward: O Retorno, com diversas premiações no Festival Art In Vento e indicação de melhor direção e atriz no Prêmio Açoriano de Porto Alegre. Lecionou em projetos sociais como o Projovem Adolescente e a Cufa (Central Única das Favelas). Lecionou teatro na Escola Nossa Senhora do Cenáculo, Casa Cultural Tony Petzhold, Galpão das Artes, ONG Coletivo Feminino Plural, Clube de Cultura, Estação Musical, onde roteirizou e dirigiu o musical, Estação do Rock. Atualmente leciona e dirige espetáculos na escola de teatro, Espaço do Ator, escola fundada por ela, em 2016. Espetáculos dirigidos “O Julgamento do Palavrão”, “Conte-me sobra a Capital”, “Holocausto do Amor”, “O feitiço da Bruxa má”, “O Bulling e suas ofensas”.

 

 

 

 

 

 

 



[1] DRT nª 10706. Graduado em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Em 2012 e 2014 foi o crítico do Festival Montenegro em Cena – Professor de teatro no Galpão de Artes e na Unisinos. Coordenador do Núcleo de Dramaturgia do Espaço do Ator.

² DRT n° 6640. Graduada em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS. Atriz desde de 1997, professora e diretora teatral em diversas escolas e projetos sociais. Atualmente professora, diretora e fundadora da escola de teatro Espaço do Ator.