sexta-feira, 3 de maio de 2019

O URSO COM MÚSICA NA BARRIGA - CRÍTICA

Imagem relacionada

GRANDE ESPETÁCULO EM PEQUENOS DETALHES

por Diego Ferreira*
O espetáculo "O urso com música na barriga" é uma grata surpresa que agrada em cheio a toda família, pelo bom teatro apresentado pela produção caprichada em todos os sentidos. Trata-se da produção do Grupo Atimonautas Teatro de Bonecos e dirigido por Arlete Cunha. Baseado no livro homônimo de Érico Veríssimo o espetáculo tem um apelo visual bastante forte e se utiliza de várias técnicas do teatro de animação como grandes e pequenos bonecos de manipulação direta, bonecos de vestir e marionetes que transportam o espectador para um espaço lúdico e fantástico para falar de temas importantes como intolerância, dificuldade de comunicação e bullying. 
A produção é excelente pois é detalhista, tu enxerga o cuidado em cada pequeno detalhe, do cuidado com figurinos dos bonecos e na construção dos mesmos, da linda iluminação de Vinícius Lopes e Vicente Goulart e da trilha funcional de Ricardo Pavão, pois como a dramaturgia é contada através de locuções a trilha sonora acaba ganhando um peso bastante grande por dialogar com todos os elementos e sendo a linha motriz do espetáculo.
No espetáculo a comunicação se dá através da interação dos bonecos com a platéia, e o que vemos é altamente positivi, pois o espetáculo é didático, ao abordar temas relevantes, mas não é panfletário no sentido de defender um ponto de vista ou até mesmo apontar culpados.  Os atores/manipuladores Alberto Vermelho, Dênis Moreira, Mairã Alves e Jacqueline Rosa são precisos e deixam brilhar os bonecos e não as suas pessoalidades e por isso temos um ótimo resultado. 
Parabéns a todos os envolvidos e que a produção possa trilhar novos e longos caminhos pois o espetáculo encanta com toda sua beleza e poesia.


Ficha Técnica
Texto: Érico Veríssimo
Direção: Arlete Cunha
Assistência de direção: Dedy Ricardo
Atuação/Manipulação: Alberto Vermelho, Dênis Moreira, Mairã Alves e Jacqueline Rosa
Locução: Alberto Vermelho, Dedy Ricardo, Dênis Moreira, Jacqueline Rosa, Rafael Cambará e Ricardo Pavão
Concepção de bonecos, cenários e figurinos: Dênis Moreira
Confecção de bonecos, cenários e figurinos: Ateliê Nunes
Engenharia Eletrônica: Marcelo Patines
Iluminação: Vinícius Lopes e Vicente Goulart
Trilha original: Ricardo Pavão
Gravação de trilha: Mosaico Produtora Cultural
Designer gráfico: Dídi Jucá
Fotografia: Adriana Marchiori
Produção executiva e divulgação: Raiar Produções.
Realização: Atimonautas Teatro de Bonecos

*Diego Ferreira é Graduado em Teatro/UERGS. Escreve comentários críticos no blog Olhares da Cena. É integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. É jurado no Prêmio Olhares da Cena. Foi jurado do Prêmio do Prêmio Açorianos de Teatro em 2013 e 2018. Professor de Teatro na Unisinos e Unilasalle. Diretor do Grupo Skatá de Canoas.