sexta-feira, 27 de novembro de 2020

CURA - MANIFESTO



A CURA - I Mostra de Artes Cênicas Negras de Porto Alegre, surge em um contexto pandêmico, onde as feridas que já existiam se ampliam e dinamizam. Nesse sentido, o evento surge como o cuidado necessário para o fortalecimento da dignidade negra nas disputas artísticas cênicas. Um evento proposto por e para artistas negras e negros, com o intuito de celebrar e mapear as produções e os corpos que produzem o antídoto contra a doença colonial, através da arte.

Manifesto

A cura que pensamos tem a ver com os movimentos necessários para a evolução. Para a cura de uma ferida é necessário estancar o que consome a carne, cessar a dor e sua causa. Após é necessário limpar, lavar e tratar com os unguentos, ervas, magias, feitiçarias: tecnologias ancestrais de cuidado e continuidade. Diante da cura o corpo fraturado se levanta e reconstitui sua dignidade no presente para a criação do futuro.

CURA - I Mostra de Artes Cênicas Negras de Porto Alegre, surge em um contexto pandêmico, onde as feridas que já existiam se ampliam e dinamizam. Nesse sentido, o evento surge como o cuidado necessário para o fortalecimento da dignidade negra nas disputas artísticas cênicas. Um evento proposto por e para artistas negras e negros, com o intuito de celebrar e mapear as produções e os corpos que produzem o antídoto contra a doença colonial, através da arte.

Produções de artistas que discutem temas ligados questões e desejos individuais ao mesmo tempo que tocam e aprofundam questões de ordem coletiva, como a luta antirracista, o racismo, a fabulação de futuros positivos e a celebração da vida. A Mostra CURA apresenta em sua primeira edição as produções de artistas da cidade e de outros territórios do Brasil, marcando a presença e a potência nas Artes Cênicas da atualidade.

Teatro, dança, performance, processos híbridos, conversas, axé, ebós, dengos, organização, festa: tudo está posto ao mesmo tempo. As produções da Mostra CURA propõem pensar as contra-colonizações cênicas e apontam modos futuros para os processos de criação. Um tempo pautado pelas experiências negras.

E nós do Olhares da Cena estaremos inseridos na mostra realizando as críticas de todos os trabalhos dessa cura.

Fonte: MOSTRA CURA