quinta-feira, 7 de novembro de 2019

TOC - UMA COMÉDIA OBSESSIVA COMPULSIVA (RS)


TOC - A COMÉDIA DO ANO

por Diego Ferreira*

O espetáculo "TOC - Uma comédia obsessiva compulsiva" é daqueles espetáculos que provocam o riso e uma reflexão acerca de um transtorno sério e presente a vida de muitas pessoas. O espetáculo se destaca primeiramente pelo cuidado com a produção. Em todas as temporadas é visível o trabalho de qualidade realizado por Lutti Pereira e Daniel Lion em colocar o trabalho na rua através de campanhas publicitárias bem elaboradas realizadas pela TOP Agência e que sempre chamam a atenção. 
Em relação ao espetáculo vemos uma ficha técnica recheada de profissionais conhecidos e competentes da cena gaúcha, o que reflete no bom resultado da peça. O texto de Artur José Pinto é inteligente e sagaz, consegue criar uma narrativa que além da comicidade constrói uma trama que vai se desenrolando através de fatos e histórias dos quatro personagens trancafiados no consultório e consegue criar um final surpreendente, trazendo diálogos sutis e engraçados, trazendo mais uma dramaturgia inteligente aos palcos, o que confere a Artur José Pinto um dos mais escritores mais encenados no estado. 
A direção de Lutti Pereira é inteligente pois consegue articular todos os elementos estéticos do espetáculo assim como explorar o melhor de cada ator que está em cena. O cenário de Daniel Lion é baseado em linhas que criam um ambiente vazado e de extremo bom gosto, assim como os figurinos que traz cores que são distintas entre si, mas que no todo constroem uma unidade, um visual simples e sofisticado ao mesmo tempo. O elenco traz ao palco Letícia Kleemann, atriz destaque do ano, pois trabalhou em diversos projetos como atriz e diretora e aqui comprova mais uma vez a grande atriz que é, tem facilidade e consegue atingir um timing cômico perfeito, conseguindo através de seu registro franzino e frágil arrancar gargalhadas da platéia. Kleemann se destaca como uma das melhores atrizes cômicas da atualidade, não desprezando seus trabalhos dramáticos, mas na comédia creio que ela atinge sua plenitude. Daniel Lion surpreende na sua construção pois é muito famoso dos nossos palcos como gabaritado  profissional que é na construção de figurinos e cenários, mas como ator se sai muito bem, e espero que volte em outras produções. Lembro de Daniel Lion num espetáculo de 1995 chamado "As aventuras do Avião Vermelho", um dos primeiros espetáculos que assisti e lembro até hoje pois era extremamente belo, e aqui o ator volta ao ofício de ator conseguindo atingir um trabalho muito bom. Vinicius Petry é um ator que sempre nos apresenta boas atuações, já o assisti em muitos espetáculos infantis e aqui está muito a vontade na construção do personagem que é responsável pela grande reviravolta da narrativa (sem dar spoiler) e merece os parabéns pelo grande ator que é, assim como a Juliana Barros, que já tinha assistido no espetáculo "Os dois gêmeos venezianos" e em TOC demonstra outra faceta enquanto atriz atingindo um belo resultado. Ou seja, pela descrição acima do elenco e equipe técnica percebemos porque o espetáculo TOC é a comédia do ano, por reunir uma equipe extremamente profissional e experiente, e que fazem um trabalho cômico muito sério, e que por isso se destaca na cena gaúcha. 

Ficha técnica:

Texto: Artur José Pinto / Direção: Lutti Pereira / Elenco: Daniel Lion, Juliana Barros, Letícia Kleemann e Vinícius Petry / Cenografia e figurinos: Daniel Lion / Iluminação: Fernando Ochoa / Trilha sonora: Vinícius Petry / Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten / Assessoria de redes sociais: Pedro Santos / Fotos de divulgação: Pedro Mendes / Programação visual : Top Agencia / Realização e produção: Lutti Pereira e Daniel Lion / Classificação etária: 14 anos / Duração: 60min



*Diego Ferreira é Graduado em Teatro/UERGS. Escreve comentários críticos no blog Olhares da Cena. É integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. É jurado no Prêmio Olhares da Cena. Foi jurado do Prêmio Açorianos de Teatro em 2013 e 2018. Professor de Teatro na Unisinos e Unilasalle.