sábado, 7 de setembro de 2019

5 MARIAS (RS)


RESGATE DE BRINCADEIRAS EM ESPETÁCULO INFANTIL

por Diego Ferreira*


"5 Marias" é um espetáculo bastante simples voltado ao público infantil que retrata no palco a perda da inocência da criança e implica no ato de suspensão da brincadeira. A começar pelo título a produção resgata o valor da brincadeira na infância através da arte teatral através de um pequenino trabalho. A dramaturgia da peça se constrói através de uma linguagem não verbal, numa lingua inventada, uma espécie de gromelô e versa sobre o ato de brincar. Como o espetáculo é sem palavras o elenco poderia se permitir a brincar mais em cena, potencializando o jogo através de brincadeiras e a utilização de um gestualidade que se comunicasse melhor com o espectador. O cenário e iluminação são belíssimos e conseguem provocar o espectador a adentrar neste outro universo lúdico. Cabe também a necessidade de criar atmosferas que aproximem o público da proposta do trabalho.

Já que o espetáculo trás as brincadeiras a tona de uma maneira muito lúdica, uma dica seria a de perceber o pequeno espectador na platéia, não fechando a quarta parede, pelo contrário ver em que momento incluir ele na brincadeira pois na sessão que fui tinham crianças que estavam ávidas para participar, porém o elenco estava fechado e por isso perde-se a possibilidade de incluir o pequeno espectador no ato de brincar e se o trabalho se propõe a isso, o interessante seria estar atento as reações da platéia. Outra questão que vale ressaltar no espetáculo é quanto ao elenco formado apenas por atrizes que representam uma diversidade, colocando em cena atrizes que já tem uma grande experiência e estão ali, disponíveis embarcando na grande aventura teatral.
A direção consegue perceber as possibilidades que seu elenco oferece e transforma tudo em poesia e brincadeiras.
Mas no geral o espetáculo é lindo em sua essência, carecendo aprofundar a relação do brincar com as atrizes, e estarem atentas ao pequeno público.



Ficha Técnica:
Direção e Dramaturgia: Leticia Kleemann
Assistência de Direção: Italo Cassará
Atuação: Danielle Salmória, Elizabeth d ́Avila Seadi, Maria Schwertner, Maria Cacilia Sandri e
Maria Cristina D Schuler
Cenografia: Coletivo Tramando Arte
Sonoplastia: Adriano Kleemann
Técnica de Áudio: Pedro dos Santos
Criação de Luz: Leandro Gass
Operação de Luz: Veridiana Matias
Figurino: Grupo
Arte e Fotografia: Jean Pierre Kruze
Assessoria de Comunicação: Amanda Hamermüller
Produção: Valeska Barcellos
Assistência de Produção: Everson Silva
Realização: Nós - Cia de Teatro

*Diego Ferreira é Graduado em Teatro/UERGS. Escreve comentários críticos no blog Olhares da Cena. É integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. É jurado no Prêmio Olhares da Cena. Foi jurado do Prêmio Açorianos de Teatro em 2013 e 2018. Professor de Teatro na Unisinos e Unilasalle.