quinta-feira, 20 de junho de 2019

TOCAR PARAÍSO (RS)

Apresentação terá três narrativas diferentes

ALARGAMENTO DE POSSIBILIDADES PARA TOCAR O PARAÍSO


por Diego Ferreira*

"Tocar Paraíso" é o resultado do projeto "Transit" promovido pelo Instituto Goethe com parceria do Palco Giratório. O espetáculo parte do texto de Thomas Kock que parte de uma escrita vertiginosa e verborrágica para falar sobre temas da nossa contemporaneidade que pode ser dura, trágica ou poética dependendo sempre de que ponto de vista que estamos. O texto utiliza em uma das suas abordagens a metáfora do trem, onde histórias são atravessadas através de uma gama de possibilidades textuais que se utilizam de uma ironia e sarcasmo caracteristico e que torna o texto uma verdadeira potência, mas que as vezes pelo fato da fragmentação e velocidade de proposições o texto de Kock se esvai e escorre, tirando um pouco o foco do espectador, mas graças a direção de João de Ricardo o texto ganha uma encenação que tem a assinatura da Cia. Espaço em Branco, colocando em cena o resultado de uma pesquisa que vem desenvolvendo ao longo dos anos junto ao coletivo. O que me chama a atenção neste trabalho é a apropriação do texto e o alargamento das possibilidades que o coletivo alcança. No palco assistimos um espetáculo que potencializa o texto através de imagens criadas a partir dos corpos dos atores, imagens poéticas e metafóricas que desnudam os discursos do homem ocidental. 
A iluminação de João de Ricardo e Lucca Simas tem papel importante na construção deste universo imagético, assim como a utilização de todo o espaço do teatro do Goethe, inclusive as areas externas. A trilha sonora de Daniel Roittman e Rodrigo Fernandez também tem grande importância e relevância, pois é tamanha a funcionalidade que o ambiente sonoro produzido tem no espetáculo que interfere diretamente na cena. 
O elenco é fantástico, todos sem exceções, pois soube se conectar as ideias de Koch, mas principalmente a linguagem do encenador, pois todos os atores e atrizes estão conectados e disponíveis para tocar o paraíso e nos fazer conhecer tal paraíso. Um elenco que utiliza seu corpo/voz a serviço de construir um discurso cênico que provoca um discurso político e isso é sempre bem vindo.Todos cantam/dançam/interpretam/representam com muito sarcasmo e presença. Sem dúvida mais um grande trabalho da Cia. Espaço em Branco e de seu encenador João de Ricardo. 


Ficha Técnica

Direção: João de Ricardo – JdR
Texto: Thomas Köck com tradução de Christine Höhrig
Elenco: Anildo Böes, Eduardo d’Avila, Evelyn Ligocki, Fernanda Carvalho Leite, Iandra Cattani e JdR
Luz: JdR e Lucca Simmas
Som ao vivo: Daniel Roitman e Rodrigo Fernandez
Figurinos, produção e divulgação: Cia. Espaço em BRANCO
Vídeos e fotos: Bruno Gularte Barreto
Estagiário de luz e contra-regra: Thales Ramsés


*Diego Ferreira é Graduado em Teatro/UERGS. Escreve comentários críticos no blog Olhares da Cena. É integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. É jurado no Prêmio Olhares da Cena. Foi jurado do Prêmio do Prêmio Açorianos de Teatro em 2013 e 2018. Professor de Teatro na Unisinos e Unilasalle.