domingo, 30 de junho de 2013

SONHOS (IM) POSSÍVEIS (RS)

Assistir ao espetáculo “Sonhos (Im) Possíveis” revelou-se um grande prazer, pois trata-se de um espetáculo bastante articulado em sua proposta. O projeto marca a estreia do Grupo Teatro dos Sonhos em Porto Alegre, sendo que a proposta inicial partiu da simples questão: “Qual é o seu sonho?”. A partir desta premissa o grupo investigou os sonhos, desejos e utopias dos relatos coletados e a partir disso construiu um espetáculo que tem um ritmo ágil, através de uma linguagem contemporânea. 
Falar sobre sonhos é bastante comum no campo das artes, mas corre-se o grande risco de cair em narrativas sem sentido, pautadas apenas num universo onírico, mas vazias em seu discurso. 
Mas neste espetáculo o que ocorre é o contrário, o espetáculo é repleto de méritos, a começar pela dramaturgia original, construída por Patrícia Silveira com a colaboração de Natasha Centenaro, pois trata o tema “sonhos” com um viés totalmente novo, abrindo novas perspectivas sem cair em obviedades, tratando-se da narrativa. A dramaturgia é muito interessante, pois parte de um grande sonho das pessoas que é a questão da casa própria, mas constrói a partir disso uma narrativa delirante que empolga e unindo a outros motes sonhados, alcança um resultado de grande mérito. E o texto triunfa através da direção precisa de Patrícia Silveira que consegue muito bem orquestrar todos os elementos da encenação, oferecendo ao público uma experiência imagética, estilizada e interessante. 
A direção também tem o mérito de equalizar a interpretação do elenco, cuidando para que nenhum dos interpretes se sobressaísse mais do que o outro. Anderson Moreira Sales, Fernanda Moreno e Franciele Aguiar oferecem interpretações precisas, demonstrando uma disponibilidade corporal para construir um trabalho que é calcado na fisicalidade do ator. Os três atores são os grandes responsáveis por toda a dinâmica do espetáculo, corporificando as ideias do texto no espaço. 
Quanto aos demais elementos do trabalho, todos estão dentro da proposta, figurinos adequados e funcionais, com uma paleta de cores interessante, iluminação dialogando com o espaço e demais elementos. O cenário minimalista composto por tecidos e a presença de uma única cadeira consegue criar climas, espaços e dimensões, criando possibilidades surrealistas. 
O demérito da produção é o não aprofundamento das imagens potentes que são criadas, os atores criam quadros, imagens esteticamente belas e fortes, porém são destruídas rapidamente, não deixando o espectador fruir daquelas mesmas imagens, eu compreendo que as imagens podem representar os sonhos, que assim como se formam se desmancham rapidamente, momentos efêmeros, porém mesmo assim penso que é preciso um tempo um pouco mais estendido para a fruição. 
Tirando isso, “Sonhos Impossíveis” é com certeza um grande espetáculo e uma grande revelação de novos artistas surgindo na cena teatral da cidade e espero que a trajetória da peça não se estanque por aqui, que o projeto possa ter uma longa vida pela frente. Aplausos merecidos. 

FICHA TÉCNICA
Direção e dramaturgia: Patrícia Silveira
Colaboração dramatúrgica: Natasha Centenaro 
Elenco: Anderson Moreira Sales, Fernanda Moreno & Franciele Aguiar
Trilha sonora e arte gráfica: Daniel Soares Duarte 
Iluminação: Catarino Grosser
Cenografia e figurino: grupo
Produção: grupo
Colaboração: Pâmela Amaro & Tiago Horácio
Fotos: Camila Cunha & Heloísa Silva
Apoio: Cômica Cultural
Blog: https://sonhosimpossiveis.jux.com/
Facebook: https://www.facebook.com/empossiveis

Contato: ciateatrodossonhos@gmail.com