segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O VELEIRO DAS ESTRELAS (RS)



"O veleiro das estrelas" do Arena da Arte de Sapiranga foi o primeiro espetáculo da mostra competitiva a se apresentar no palco do Teatro Roberto Athayde Cardona, dentro do Festival de Teatro - Montenegro em Cena. O espetáculo tem texto e direção de Karina Bayer e fala da trajetória do personagem Eduardo e sua capacidade em superar desafios. Todo o enredo é construído sob a ótica da ilusão, num universo que mistura planos: o da realidade e o do sonho. 
E justamente esta mistura de planos que torna o espetáculo confuso, sugiro que a diretora/dramaturga e atriz pudesse explorar mais estes planos, distinguindo o que é realidade? o que é sonho? E a partir desta diferenciação  construir o espetáculo e potencializar o jogo dos atores, da iluminação e não apenas da trilha sonora que teve essa função de secção de planos e na minha opinião não ajuda a construir a narrativa.
O conflito central do texto é bastante interessante, mas o teatro não é apenas texto, mas sim corpo, imagem e ação e é aí que O veleiro das estrelas fica nos devendo, pois os personagens ficam sem ação, o tempo é estendido e linear e a iluminação não auxilia muito, ficando algumas vezes os atores no escuro.
As acrobacias iniciais são boas, mas com um tempo demasiado estendido e logo percebemos que a coreografia serve para a montagem do cenário composto por uma cama e uma cadeira, mas que não acrescenta em nada no desenrolar da história. Por que ao iniciar a peça o cenário não poderia estar já no palco? Outro exemplo é o passeio que Rafael faz com Edu pela platéia, e ainda o faz duas vezes? Creio que isso é desnecessário, podendo ser utilizado uma ação mais simples para mostrar o passeio. 
O grande mérito deste espetáculo é a atuação de Mykael Junior que convence muito na composição de Eduardo, um jovem ator que conseguiu concentrar a ação do personagem, e se o contexto ajudasse poderia ter cenas fortes e tocantes a exemplo da cena final. Outro destaque é a maquiagem que caracteriza os animais. 
O veleiro das estrelas não chegou a me tocar, nem tão pouco a platéia, creio eu, que ficou dispersa em vários momentos, mas se houvesse uma concentração da ação no conflito de Edu, se as cenas oníricas fossem potencializadas o trabalho ganharia muito em densidade e emoção. 

Ficha Técnica: 

Nome da Peça: Veleiro das Estrelas
Diretor: Karina Bayer
Autor: Karina Bayer
Contra-regra: Caroline Silva
Sonoplasta:Felipe Ferreira
Criador da trilha sonora: Karina Bayer
Iluminador:Douglas da Silva
Criador da iluminação:Douglas da Silva
Maquiador: O grupo
Criador da maquiagem:Karina Bayer
Figurinista:O grupo
Cenógrafo:O grupo
Elenco: Mykael Júnior, Karina Bayer, Roger dos Santos, Anderson Freitag, Geisi Souza, Douglas Lopes, Dionatan Ferreira, Diane Novak. 


Diego Ferreira - Comentador crítico do I Montenegro em Cena.